quinta-feira, 29 de setembro

Objeto Vital – Los Carpinteros

Obras que mesclam design e arquitetura com doses de humor e politica. A exposição do coletivo cubano, Los Carpinteros: Objeto Vital, já está aberta no CCBB desde o dia 30/07 e vai até o dia 12 de outubro de 2016.

los01

São mais de 70 obras que contam a história do coletivo, através de desenhos, aquarelas, esculturas, instalações, vídeos e obras site specific.

A mostra é dividida em 3 grandes blocos, “Objeto de Ofício” que remete a gênese de Los Carpinteros, a manufatura artesanal, “Objeto Possuído” já assume a textura das máquinas, perfeição nos cortes, o manuseio artesanal já não é mais explorado, “Espaço Objeto” junta arquitetura, intervenção no espaço urbano e espaço abstrato.

los02

É possível acompanhar todas as fases do coletivo na exposição, desde a década de 90 até obras inéditas, feitas especialmente para a exposição no Brasil que visitará mais 3 capitais até 2017. A mostra incvlui obras nunca exibidas fora de Cuba.

Os artistas arco Castillo e Dagoberto Rodrigues formam o coletivo que ganhou o nome em decorrência da afinidade com o material trabalhado e com o ofício que foi resgatado como estratégia estética. Los Carpinteros ganharam notoriedade no mundo das artes devido o humor cheio de ironia de suas obras e da postura questionadora que estabeleceram desde cedo entre objeto, função design e sua utilidade prática.

los03

Los Carpinteros – Objeto Vital 

30 de julho até 12 de outubro

CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo

Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h

 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM