sexta-feira, 12 de agosto

FILE SP 2016

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), este ano na sua 17ª edição, é um dos mais importantes eventos da América Latina sobre Arte Contemporânea e Arte Eletrônica, e o maior deles. Desde julho e até final de agosto, é possível para o público inteirar-se e interagir com os 331 trabalhos executados por seus expositores, e ousar responder à chamada do evento: “Venha passar do limite”.
 
São instalações interativas, obras de realidade virtual, videoarte e animações, games, performances, ou seja, de tudo um pouco do que pode ser realizado mesclando os campos da Arte com as diversas tecnologias disponíveis hoje. Claro que cada obra no evento é inovadora e criativa, mas não é preciso “sacar” de tecnologia ou de arte para se deixar envolver e seduzir pelas propostas dos artistas. Seja uma teia gigante feita de fita adesiva, que vai ser construída ao longo de 8 dias pelo grupo europeu Numem/For Use, ou um experimento multissensorial em 4D feita por Frederik Duerinck e Marleine van der Werf, holandeses que vão trazer para o público a possibilidade de viver um dia na praia em realidade virtual, com todas as sensações possíveis do lugar, cada vivência no FILE promete revirar a cabeça e expandir os horizontes das pessoas.
file02
 
Os curadoes e fundadores do FILE, Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, querem que o público tenha acesso ao que existe de mais inusitado e novo nessa mistura. Por isso, dentro do evento, alguns outros mini-eventos serão realizados:
* o FILE ANIMA+GAMES, que é a junção dos festivais FILE GAMES e FILE ANIMA+ que já existiam, a fim de integrar e constatar a influência que os games exercem sobre a animação e vice-versa, e não só falar sobre a similaridade entre eles. Esse mini-evento vem com o FILE ANIMA+ AWARD incluso, que premia artistas de animação.
* O FILE Videoarte, que propõe produções poéticas com o uso de vídeo e tecnologias, para fazer as pessoas perceberem sua relação com elas mesmas, seus dispositivos, os outros e o entorno.
* O FILE LED Show 2016, que traz obras de videoarte sensorial onde o público pode interagir, assistir e perceber tanto no interior quanto na fachada da galeria, do dia 11 de Julho ao dia 28 de agosto, sempre das 19h às 6h.
 
file01
 
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE)
Quando: de 12 de Julho e 28 de Agosto
Horário: diariamente, das 10h às 20h (entrada até às 19h40)
Programação: Site Oficial – http://file.org.br/
Ingressos: Entrada gratuita
Onde: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô / São Paulo, SP.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM