terça-feira, 27 de outubro

Farol Anhangabaú

No meio de uma cidade caótica com tantos prédios imponentes, é um pequenino, de apenas 4 andares que vem chamando a atenção de artistas, designers, arquitetos, comunicadores, educadores e outros profissionais liberais. O Farol é um espaço de trabalho coletivo que abriga quatro negócios que se reuniram em torno de um objetivo comum: “a vontade de criar uma rede, de dar a mão ao máximo de gente possível, para construir projetos legais ou apenas fomentar a troca de ideias e o compartilhamento de informações”, diz o designer Elohim Barros.

Na esquina das ruas do Seminário e Capitão Salomão, colado no Largo do Paissandu, atrás do Teatro Municipal, perto do Mosteiro de São Bento, cada um de seus andares é ocupado por uma iniciativa diferente: Choque, Liquen, Fluxo e Balsa. O Farol foi criado a partir da ideia de Elohim que ocupava, desde 2012, junto com a mulher Renata e alguns amigos o descolado bar Balsa, que após a saída da empresa que ocupava os demais andares decidiu colocar um antigo sonho em prática: reunir, em um único espaço, várias iniciativas bacanas, proporcionando um ambiente para de trabalho e de colaboração entre elas. Tranportar o “home work” para um ambiente coletivo que criasse contato com outras pessoas, novas ideias e projetos. Cada andar é responsável pelo pagamento de seu aluguel e todas as tarefas de administração são divididas de forma equilibrada, de acordo com as possibilidades de cada um.

PARTE 1

 

O Choque Cultural ocupa o 1o andar com o seu instituto Eduqativo, criado para desenvolver novos modelos de aprendizagem coletiva e horizontal com um espaço aberto para debates e conversas sobre arte e ambiente urbano. Estão também presentes o Cultura e Mercado, pioneiro na discussão do setor cultural brasileiro com informações, análises, serviços especializados aos artistas, produtores e gestores públicos e privados do mercado e cursos para profissionais do setor. O Uia Diário, guia de lazer e entretenimento que tem como diferencial oferecer um amplo serviço de informações sobre shows, exposições, festas e eventos culturais na capital paulista, diariamente e a papelaria artística SchizziBooks, que cria e produz materiais para desenho e arte em parceria com artistas nacionais e internacionais. 

O segundo andar é o lugar do Liquen, espaço de co-working e atelier que reúne designers que querem o melhor dos processos criativos digitais, sem perder contato com os processos manuais. Sua intenção é fugir do design frio e corporativo para se reconectar com materiais, estéticas e técnicas para libertar a criação.

PARTE 2

 

 

No terceiro andar fica o Fluxo, redação de jornalismo que discute e busca tecer narrativas independentes, pautadas por novas linguagens e ambientes virtuais, mas com o coração dentro das realidades mais cruas. suma manutenção é realizada de forma horizontal.

E no quarto andar funciona já há dois anos a Balsa, uma casa de encontros (e não um bar). Um espaço de festas, eventos, cursos, coletivas e palestras ligados ao cenário artístico-cultural da cidade. Ela funciona de forma esporádica e que só abre quando há programação. Um terraço com música, comes e bebes, onde os encontros são inspiradores, assim como a vista da cidade.

 

PARTE 3

 

Farol

Rua Capitão Salomão, 27 – Anhangabaú – São Paulo

Tel.: (11) 99266-6888

Horário de funcionamento de acordo com as programações e os andares.

 

SIGA-NOS NO INSTAGRAM